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            Valuation por Transações precedentes

            Valuation por Transações Precedentes: como fazer

            Ao fazer o valuation de empresas de capital fechado, ou até mesmo startups, às vezes nos faltam dados para recorrer.

            Afinal de contas, quantas padarias existem na bolsa de valores para você comparar?

            Quantas startups de inteligência artificial têm na bolsa de valores para você comparar?

            Ou mesmo que já exista empresas semelhantes na bolsa de valores, é difícil você comparar uma empresa que fatura bilhões com uma lojinha de bairro, não é mesmo?

            Nesse artigo, vamos ensinar como funciona a metodologia de valuation de Transações Precedentes, que vai te ajudar justamente nessas situações descritas.

            Como funciona o método de transações precedentes

            A metodologia de transações precedentes é muito útil para a situação de avaliação de empresas privadas ou startups com poucas empresas semelhantes para se comparar.

            Essa é uma metodologia muito utilizada no mercado de M&A, fusões e aquisições, em transações privadas.

            Geralmente, quando se busca fazer o valuation de empresas privadas, a primeira coisa que um analista busca são os múltiplos que o setor pratica.

            Ou seja, o analista analisa empresas semelhantes abertas na bolsa de valores do Brasil.

            Só que o mais frequente é o surgimento de 2 problemas:

            • Nem sempre a empresa aberta em bolsa é comparável com uma lojinha de bairro;
            • Na maioria das vezes não vai existir uma empresa semelhante aberta em bolsa no Brasil.

            E é justamente nesses casos que o método de Transações Precedentes entra em ação.

            Para realizar esse método, analistas financeiros estudam transações de empresas semelhantes, que foram noticiadas na mídia.

            A ideia é observar por quanto essas empresas foram compradas ou vendidas recentemente e usar esses valores como base para determinar o valor de uma empresa similar.

            Resumindo, empresas semelhantes devem ser avaliadas a preços semelhantes.

            Exemplo de transações precedentes: Padaria

            Vamos imaginar que você está avaliando uma pequena empresa chamada Padaria Pão Fresco, mas faltam comparativos na bolsa de valores para você fazer o valuation da empresa.

            Sua alternativa foi estimar o valuation da empresa através do método de transações precedentes.

            Durante sua pesquisa, você achou duas padarias semelhantes que foram vendidas nos últimos anos:

            A Padaria A foi vendida por R$ 60 milhões, sendo que a mesma possuía um EBITDA anual de R$ 10 milhões.

            Ou seja, fazendo a divisão dos R$ 60 milhões pelo EBITDA de R$ 10 milhões, chegamos a um múltiplo de EBITDA de 6x.

            A segunda empresa que você achou em sua pesquisa foi a padaria B, que foi vendida por R$ 15 milhões, sendo que possuía um EBITDA de R$ 3 milhões.

            Ou seja, novamente fazendo a matemática, chegamos a um múltiplo de EBITDA de 5x.

            Se pegarmos os dois múltiplos que descobrimos e calculamos em nossas pesquisas, percebemos que padarias semelhantes à Padaria Pão Fresco estão sendo negociadas entre 5x e 6x EBITDA. Na média, 5,5x EBITDA.

            Daqui pra frente seria bem simples: multiplicar esse valor pelo EBITDA anual da Padaria Pão fresco, que é de R$ 1 milhão. Ou seja, R$ 1 milhão vezes 5,5x -> R$ 5,5 milhões.

            Ou seja, com base em transações precedentes, que descobrimos através de notícias da mídia, podemos estimar o valor justo de uma empresa de capital fechado que possui poucos comparativos em bolsa.

            Exemplo de transações precedentes: Startup de Inteligência Artificial

            Agora vamos a outro exemplo dessa metodologia, só que com uma pequena diferença.

            Vamos imaginar que você está analisando uma startup de inteligência artificial que existe há 1 ano. A empresa possui pouco faturamento, quase inexpressivo, e busca a sua rodada de investimentos Seed para escalar a venda dos seus produtos.

            Quando uma startup busca um investidor, ela precisa saber seu Valuation, tendo em vista descobrir qual percentual do negócio que os sócios vão ceder para o investidor em troca do investimento.

            Por exemplo, se ela captar R$ 100 mil em troca de 10% da empresa, isso significa que a empresa tem um valuation de R$ 1 milhão.

            Dessa vez o desafio do nosso exemplo aumentou – seria impossível achar qualquer empresa na bolsa de valores para comparar múltiplos, mesmo as empresas de tecnologia.

            E pior ainda, as poucas empresas parecidas com ela, não foram compradas e nem tem notícias na mídia divulgando seus resultados, como por exemplo o EBITDA.

            Como que vamos chegar a algum valuation dessa forma?

            Aqui vamos ter que estimar e fazer algumas aproximações para chegarmos em um valuation justo.

            Vamos dizer que nas suas pesquisas, encontrou outras 2 startups semelhantes, seja em mercado de atuação, seja em estágio de amadurecimento.

            Ou seja, essas 2 empresas captaram um investimento Seed, sendo assim empresas de estágio relativamente inicial:

            • Startup A captou R$ 500 mil com investidores anjo;
            • Startup B captou R$ 1,2 milhão com um fundo de investimento.

            Ainda assim, somente essas informações não são o suficiente para chegarmos a uma conclusão, afinal de contas não sabemos qual foi o valuation dessas empresas na rodada de investimentos.

            Aqui vai entrar uma estimativa de qual participação da empresa foi cedida para os investidores.

            Na startup A, como captaram com investidores anjo, que costumam pegar entre 5% e 15% da empresa, podemos estimar que foi cedido 10% de participação. Isso nos levaria a um valuation post Money de R$ 5 milhões e um valuation pré Money de R$ 4,5 milhões.

            Já na startup B, como captaram com um fundo, que costuma pegar entre 15% e 25% de participação, podemos estimar que foi cedido 20% de participação.  Isso nos levaria a um valuation post Money de R$ 6 milhões e um valuation pré Money de R$ 4,8 milhões.

            Se você está perdido nessa nomenclatura de post Money e pre Money, recomendo dar uma lida nesse artigo, visto que é uma confusão bem comum e que pode representar riscos para o empreendedor.

            Enfim, através das nossas pesquisas e estimativas, vemos que startups de inteligência artificial na fase Seed no Brasil estão captando com um valuation pré Money que gira entre R$ 4,5 milhões e R$ 4,8 milhões.

            Ou seja, a média, R$ 4,65 milhões seria um valuation justo para você precificar o valuation da startup que você está analisando.

            Como você deve ter percebido, é uma estimativa menos matemática do que no primeiro exemplo da padaria, mas temos que recorrer a ela por falta de dados.

            No fim das contas, estamos analisando qual é o valor que investidores estão dispostos a pagar por startups semelhantes e estimando que esse é o valor justo da empresa analisada.

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            Aprender valuation é uma habilidade importante para o empresário, mas nem sempre é a atitude mais recomendada antes de algumas situações.

            Se você quer vender a sua empresa, está entrando ou saindo sócios da empresa, ou até mesmo captando investimentos, você precisa de um laudo de um especialista imparcial.

            A StartupHero é a maior consultoria de Valuation de Startups e PMEs no Brasil, já ajudamos milhares de clientes nos últimos 5 anos.

            Com o nosso relatório de Valuation, utilizaremos a metodologia de Transações Precedentes e diversas outras, tendo em vista trazer o valor de mercado justo da sua empresa.

            A StartupHero auxilia pequenas e médias empresas a descobrirem o seu valor justo de mercado, de forma rápida, acessível e totalmente online.

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            2 Comments

            1. Liliam Almeida disse:
              13 de dezembro de 2023 às 16:38

              Como entrar em contato com vcs?

              Responder
              • Emily Azevedo disse:
                18 de dezembro de 2023 às 18:15

                Olá, Liliam. Tudo bem? Nossa equipe comercial enviará um e-mail para você! Até logo.

                Responder

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