Como participar do Shark Tank?
Muitos empreendedores têm dúvidas sobre como participar do Shark Tank.
O Shark Tank é um dos maiores programas de empreendedorismo atualmente, sendo transmitida e adaptada em diversos países, combinando entretenimento com oportunidades para diversos empreendedores.
Nesse artigo, vamos te explicar como participar do reality show e conseguir sócios para o seu empreendimento.
O que é o Shark Tank?
É uma franquia no estilo reality de empreendedorismo baseada no Dragon’s Den, desenvolvida pela emissora Nippon TV do Japão e presente em mais de 30 territórios pelo mundo.
Basicamente, oferece aos empreendedores de diferentes segmentos uma oportunidade de apresentar seu negócio para grandes investidores, também conhecidos como “Sharks”.
Em um formato dinâmico, um empreendedor fica em frente a vários investidores de uma só vez e tenta convencê-los a investir na sua empresa e ajudar a colocar em prática os planos de negócio.
O programa fez tanto sucesso com os telespectadores que não demorou muito para ser adaptado internacionalmente para países como México, Itália, Austrália, Portugal e, é claro, Brasil.
Shark Tank Brasil
A adaptação brasileira da franquia Shark Tank estreou em outubro de 2016 e ganhou grande sucesso rapidamente.
Com mais de 800 mil inscritos e acumulando milhões de visualizações, o canal do Shark Tank Brasil no Youtube é o segundo maior canal da franquia nessa plataforma no mundo todo.
A produção brasileira conta com uma equipe de empresários com grande experiência no mercado, como João Appolinário (fundador da Polishop); Caito Maia (fundador e CEO da Chilli Beans); Carol Paiffer (CEO da Attom) e José Carlos Semenzato (investidor no setor de franquias).
Recentemente, na última temporada, tiveram mais dois novos “Sharks”, a Sandra Chayo (CEO da Hope) e o ator e empresário Felipe Titto.
Quais são as regras para participar do Shark Tank Brasil?
Para participar do programa existem alguns pré-requisitos como:
- Ser residente no Brasil
- Ter mais de 18 anos
É normal achar que para participar é necessário ter um faturamento mínimo ou uma quantidade mínima de anos de funcionamento.
Mas por ser justamente um programa voltado a ajudar empreendedores muitas vezes no início do negócio, faturamento ou anos de funcionamento não são critérios para inscrição inicial.
Mas como funciona o processo seletivo?
É preciso estar bem atento as datas de abertura das inscrições para não perder nenhum prazo.
O processo costuma ser longo, levando mais de 2 meses para passar por todas as etapas.
A primeira delas é, obviamente, a inscrição.
As inscrições acontecem por meio de um formulário online feito no próprio site do programa da Sony Channel.
Também é preciso incluir um vídeo apresentando um resumo da ideia do negócio.
Os próximos passos serão envio de documentos específicos e entrevistas com a equipe da Floresta Produções, produtora que é responsável pelo reality em parceria com o Canal Sony.
A equipe conta com parcerias como SEBRAE, Instituto Empreender Endeavor e FIESP para identificar negócios que estão ganhando notoriedade.
Auxiliam também na verificação da documentação e aspectos técnicos enviados pelos empreendedores, determinando a veracidade dos resultados.
Somente a última etapa é o que vemos no programa: os empreendedores indo ao palco e conversando por cerca de 60 minutos com os “Sharks” para conseguir seu investimento.
Não sabemos exatamente o número de inscritos para o Shark Tank, mas é certo que apenas uma pequena parcela dos empreendedores consegue a chance de conversar com os investidores no programa. Você precisa se destacar!
E apesar de vermos muitas empresas fechando negócio com os investidores, eles não saem dali já com o dinheiro no bolso.
Recebem, na verdade, a chamada “carta de intenção” do investidor enquanto a equipe dele analisa os aspectos do empreendimento por um período de até 6 meses para saber se realmente vai investir ou não.
O que os investidores do Shark Tank analisam nas empresas?
Como já dissemos antes, os empreendedores ficam em média 60 minutos com os investidores.
Por conta disso, os critérios de avaliação ali na hora acabam sendo mais flexíveis porque não é possível se aprofundar em cada detalhe.
Mas mesmo com tempo limitado, os investidores prestam mais atenção em alguns pontos que acabam sendo decisivos.
são pontos de extrema importância na sua apresentação e que podem ser cruciais para determinar se você sai de lá com um investimento ou não.
Quem é o empreendedor e como está preparado?
Os investidores precisam saber quem você é e como você vai guiar esse empreendimento. Afinal, o fundador precisa ter a expertise necessária para tocar a empresa de um jeito que seja lucrativo para ambas as partes.
Você consegue transparecer confiança ao saber todos os aspectos da operação do negócio, assim como demonstrando uma estratégia clara para os próximos anos.
Quanto mais você treinar a apresentação e conseguir ser claro no objetivo com o investimento, melhor.
Qual o tamanho da dedicação do empreendedor ao seu negócio?
Dedicação total é algo que os “Sharks” realmente levam em consideração ao avaliar um empreendedor.
Se você abriu a sua empresa, mas trabalha em outra área e vê aquele empreendimento como um hobbie ou somente complemento de renda, não será bem-visto pelos investidores.
O negócio é escalável?
A escalabilidade do negócio é mais sobre como o modelo de negócios funciona.
Empresas escaláveis conseguem expandir sua receita, sem que seja necessário crescer custos e despesas na mesma proporção, trazendo benefícios de escala. Ex: plataformas online, softwares…
Seu negócio é inovador/ tem diferenciais?
É importante saber trabalhar com a inovação.
Se seu negócio traz mais do mesmo e não tenha nenhum diferencial, é possível que ele não seja atrativo para os investidores.
Então pense no que sua empresa oferece que o mercado atual não consegue suprir.
Quais são os resultados financeiros da empresa?
Ao saber o histórico de receita e lucro líquido da empresa, os investidores conseguem medir sua saúde financeira.
Preferencialmente, sua empresa deveria apresentar uma história de crescimento na receita ao longo dos anos, assim como um nível de lucratividade saudável.
Qual o seu Valuation?
Concorda que para conseguir um investimento X em troca de uma participação (%) Y no seu negócio, você precisa saber quanto vale 100% da sua empresa?
Para saber se o valor pedido pela porcentagem da empresa é justo, saber quanto vale a empresa é de extrema importância.
Serve tanto para você acabar não desvalorizando seu negócio quanto para também não supervalorizar, correndo risco de não conseguir investimento.
Por se tratar de um cálculo financeiro e que possui viés quando feito pelo empreendedor (afinal de contas seu interesse é valorizar), o ideal é que o Valuation da empresa seja feito por uma consultoria isenta contratada.
Como a StartupHero pode te ajudar a captar investimentos?
Na hora de buscar investidores, é preciso saber a melhor forma de destacar os pontos positivos do seu negócio, dando mais destaque ao que os investidores de fato querem saber.
E a StartupHero pode te ajudar com isso! Nossos serviços vão te ajudar a maximizar suas chances de atrair os olhares dos investidores, economizando seu tempo.
Para te deixar preparado com uma boa justificativa para o valor pedido aos investidores, temos o serviço de VALUATION. Um relatório feito sob medida para sua empresa com o valor de mercado justo do seu negócio, empresa ou projeto.
No serviço de PITCH DECK, nossos redatores e designers vão trabalhar lado a lado com sua empresa para criar a melhor apresentação do seu negócio destacando os melhores pontos da empresa de forma atrativa e otimizada.
Além disso, para te deixar por dentro de todos os hacks e insights sobre captação de investimento, temos o nosso CURSO DE CAPTAÇÃO DE INVESTIMENTOS SMARTFUNDING.