logo-solo-stratupherologo-solo-stratupherologo-solo-stratupherologo-solo-stratuphero
  • Serviços
    • Avaliação de Empresas (Valuation)
    • Pitch Deck sob medida
    • Raio X de Empresas
    • Consultoria para Startups
  • Comprar Empresas
  • Conteúdos
    • Blog
    • Materiais gratuitos
    • Base de dados
      • Múltiplos por setor
      • Margem líquida e bruta por setor
      • Beta e endividamento por setor
    • Casos de sucesso
    • Curso Smart Funding: Captação de Investimentos
    • Quero ser um parceiro
  • Quem somos
✕
            No results See all results
            O que é escalabilidade

            O que é escalabilidade?

            Empresas escaláveis são empresas que conseguem crescer em grandes proporções o seu faturamento sem que suas despesas cresçam no mesmo ritmo.

            Geralmente, a escalabilidade é possibilitada pela tecnologia, inovação em processos internos e inovação na distribuição do produto.

            Tinder x Restaurante: quem é mais escalável?

            Veja o exemplo a seguir: o Tinder desenvolveu um software que possibilita que pessoas busquem potenciais parceiros para relacionamento perto de sua localização. Os usuários podem usar o app gratuitamente, mas para que possam ter acesso a funcionalidades premium, deve-se pagar um valor mensal.

            Como o software já está pronto (apesar da melhoria contínua do produto), o custo adicional de se oferecer uma conta premium para um novo cliente é praticamente R$ 0 para o Tinder. Isso torna a sua margem por cliente muito grande.

            Agora vejam também esse exemplo: um restaurante em São Paulo tem chamado muita atenção. Ele tem ótimos pratos, decoração e tem saído em revistas reconhecidas, e agora o restaurante está sempre cheio e com fila. Tendo em vista continuar o crescimento e não estagnar o faturamento, o que os sócios do restaurante deverão fazer?

            Para que possa aumentar as vendas, o restaurante terá que abrir novas filiais, na mesma cidades ou até mesmo em outras cidades, o que implicará em enormes custos e despesas, que de certa forma limitarão a sua velocidade e capacidade de expansão.

            Como podemos nos exemplos acima, para que você consiga aumentar o seu faturamento em um ritmo muito maior do que suas despesas, é muito importante que você padronize o seu produto e minimize o esforço humano por trás da entrega da solução.

            Dessa forma, você conseguirá vender o mesmo produto para milhares de clientes, com pouco ou nenhum trabalho adicional em customizar ou fornecer sua solução.

            Assim, é possível ter uma maior margem e focar em um ponto importantíssimo: distribuição.

            Benefícios da escalabilidade

            Os benefícios de se tornar uma empresa escalável são muitos:

            Primeiramente, os custos de operação são relativamente baixos. Isso ocorre porque o produto é padronizado e a tecnologia otimiza a maioria dos processos internos, que por consequência influenca no menor número de funcionários. Isso gera uma infraestrutura bem menos complexa do que uma empresa tradicional teria, com bem menos gastos em Recursos Humanos.

            Lembram que falei que empresas escaláveis focam bastante na distribuição?

            Olha o insight: empresas escaláveis focam a maior parte dos seus recursos e investimentos em Marketing e Vendas, buscando novos clientes e sustentar seu crescimento.

            Por consequência da pouca customização na venda do produto e automatização de processos internos, uma empresa escalável consegue ter uma margem muito maior, fruto dos baixíssimos custos associados a um novo cliente.

            Afinal de contas, qual deve ser o custo marginal de oferecer uma assinatura paga do Tinder para um novo cliente? Provavelmente bem perto de zero.

            E é essa margem que possibilita que uma empresa escalável consiga crescer muito rápido. Ela consegue em 5-10 anos chegar em um tamanho que algumas grandes empresas demoraram 30-50 anos.

            É importante citar que para que uma startup atinja esse crescimento, será necessário diversas rodadas de investimento durante sua trajetória, tendo em vista expandir sua base de clientes e crescer seu faturamento.

            Como se tornar uma empresa escalável?

            Imagine por um momento que é dono de uma empresa de sofwares por encomenda (softwarehouse). Por que não padronizar o seu software ou oferecê-lo em um formato “on demand” para seus clientes? Porque não fazer um onboarding (tutorial) dos clientes através de vídeos pré-gravados, ao invés de ligações por Skype?

            Imagina agora que você é dono de um e-commerce de camisetas. Por que não montar um marketplace e ganhar uma porcentagem em cima da transação, em vez de ter que administrar fornecedores, estoque, vendas, etc? Por que não fazer Dropshipping, onde você faz a ponte direta do consumidor final com o fornecedor e ganha uma remuneração fixa na venda? Por que não automatizar tarefas simples do dia a dia como emissão de notas fiscais e emissão de boletos?

            Viram que nos exemplos acima todas as sugestões se basearam em tentar minimizar o esforço humano na geração de valor ou através da automatização de processos?

            Minimizar o esforço humano por trás da entrega do produto para o cliente, sua margem aumenta consideravelmente, visto que Recursos Humanos são fonte de grande parte dos gastos das empresas

            Além disso, é importante pensar em como o seu modelo de negócios impacta em termos de gerar mais processos e mais trabalho interno. O e-commerce, por exemplo, gera enormes processos internos no que diz respeito à fornecedores, vendas, atendimento, logística, logística reversa, etc.

            Uma empresa já nasce escalável?

            Apesar da escalabilidade ser importantíssimo para uma startup, ela não deve ser o seu foco inicial, e sim o seu foco de longo prazo.

            Se você ainda está desenvolvendo o seu produto, conquistando os seus primeiros clientes e ajustando seu product-market fit, é mais que natural que a empresa não seja nem um pouco escalável.

            É comum ouvirmos histórias de founders que panfletaram na rua sobre seus produtos, ofereceram a solução para seus conhecidos, enfim, diversas práticas que seriam consideradas pouco escaláveis, tendo em vista conseguir seus primeiros clientes e feedbacks.

            Uma empresa não deve focar em escalar suas operações até que tenha coletado feedbacks o suficiente para terem atingido o seu product market fit. Só aí ela terá um produto que poderá ser oferecido de forma padronizada para milhares de clientes.

            Relacionados

            Como comprar empresas no Rio de Janeiro
            8 de abril de 2025

            Como comprar empresas no Rio de Janeiro


            Saiba mais
            Como a nova Reforma Tributária pode afetar pequenos e médios negócios
            23 de janeiro de 2025

            Como a nova Reforma Tributária pode afetar pequenos e médios negócios


            Saiba mais
            Burn Rate para startups: o que é e como calcular
            14 de novembro de 2024

            Burn Rate para startups: o que é e como calcular


            Saiba mais

            Deixe um comentário Cancelar resposta

            O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


            Consultoria para Startups e PMEs

            29.699.390/0001-11 - StartupHero apoio administrativo LTDA

            Contato

            contato@startuphero.com.br

            Onde Estamos

            Rua México, 11
            Centro - Rio de Janeiro - RJ
            20031-144
            (Atendimento 100% online)

            Siga a StartupHero

            Copyright © 2025 StartupHero. Desenvolvido pela Publicidade UP
                        No results See all results