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            Pitch Deck Gratuito

            Templates de Pitch Deck Gratuitos: Entenda por que não valem a pena

            Está em busca de investimento para o seu projeto ou empresa, e precisa de um Pitch Deck para enviar para potenciais investidores? Essa certamente não é uma tarefa simples, e a probabilidade de você fazer um Pitch Deck de má qualidade é alta.

            Empreendedores de sucesso passam informações úteis sobre sua empresa e seu mercado de atuação para possíveis investidores através do Pitch Deck. Pela necessidade de agir rapidamente e usando layouts personalizados, surgem anúncios de Templates de Pitch Deck gratuitos.

            Neste post, iremos te mostrar porque o uso destes templates de pitch deck gratuitos é uma falsa economia!

            O que é Pitch Deck?

            O Pitch Deck é, basicamente, uma apresentação em PDF voltada para captação de um investidor anjo para sua empresa ou startup. Nesta apresentação deve conter o panorama geral do seu empreendimento.

            Informações como: segmento de atuação, público-alvo, motivos pelo qual o investidor pode se interessar em investir na empresa, projeções para o futuro e dashboards informativos são pontos primordiais na elaboração da apresentação.

            Também não podemos esquecer de um layout sob medida que cause impacto no investidor. Muitas vezes, o empreendedor não dá a devida importância para o design do Pitch Deck e acaba perdendo a captação de investimentos, por não conseguir prender a atenção. Isto porque investidores não recebem apenas o Pitch Deck de uma empresa, e sim de várias.

            Podemos comparar com um Gestor de Rh que recebe diversos currículos por dia. Certamente, os que possuem conteúdos mais detalhados junto com um design impactante terão prioridade na hora da escolha para seleção.

            Qual a importância de um Pitch Deck bem feito?

            O grande foco de um Pitch Deck é ser lido e impressionar investidores, ou seja, fazê-lo entender sobre o modelo de negócio apresentado e sobre como o investimento pode beneficiá-lo.

            Para que isto ocorra é necessário que o Pitch Deck seja bem feito. Outro ponto importante de citarmos é que uma apresentação com informações precisas, ajuda o empreendedor a responder todos os questionamentos que possam ser levantados pelo investidor.

            Não se faz necessário a utilização de dezenas de slides. Isso torna sua apresentação cansativa. A objetividade é uma das características de um Pitch Deck bem feito, até 12-18 slides é uma média interessante.

            Com uma apresentação focada na apresentação de fatos realmente relevantes, consegue-se usar de uma  poderosa estratégia de comunicação com o leitor, a técnica de Storytelling.

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            O que é Storytelling de um Pitch Deck? 

            O Storytelling é um modelo de comunicação para contar uma história interessante. No caso do Pitch Deck é usado como uma estratégia de se comunicar com o investidor, narrando de forma envolvente todas as informações e história do empreendimento.

            Isso faz com que o leitor tenha a atenção prendida, e tende a seguir a linha de raciocínio que o empreendedor ditou ao longo do texto.

            Pitch Decks muito técnicos ou longos não chamam a atenção de todos os tipos de investidores, por isso existe a necessidade do uso do Storytelling.

            Um exemplo de técnica de Storytelling é a Jornada do Herói, muito utilizada pela Disney, e que pode ser adaptada para o mundo dos negócios no seu Pitch Deck.

            Lembrando que seu Pitch Deck pode ser entregue para investidores, desde FFF (Family & Friends & Fools) até para Investidores de Riscos que vão desde o Seed até fundos de venture capital.

            Quais pontos não podem faltar em um Pitch Deck?

            Agora que você já sabe o que é um Pitch Deck e qual seu objetivo estratégico, conheça as informações mais básicas que você precisa saber da sua empresa para que uma boa apresentação seja feita:

            • Apresentação da empresa, Problema e solução;
            • Diferenciais do produto /serviço;
            • Principais concorrentes diretos e indiretos;
            • Projeções de crescimento;
            • Sócios e equipe;
            • Dados financeiros e resultados até o momento;
            • Valor do investimento pretendido e uso dos recursos.

            Lembrando que cada Pitch Deck é feito de uma forma, com estratégias únicas. Então, algumas vezes diferem as informações que devem ser divulgadas nas apresentações ou sua ordem, tendo em vista gerar mais impacto nos investidores.

            Esse é um ponto que deve ser avaliado caso a caso, se a intenção é maximizar as suas chances com investidores.

            Porque templates de Pitch Deck Gratuitos não valem a pena?

            Ao buscar sobre Pitch Deck no Google, aparecem empresas de consultoria no ramo e Templates de Pitch Deck Gratuitos.

            É normal que os empreendedores busquem rapidamente uma apresentação para não perderem oportunidades de investimentos. E os templates gratuitos, no primeiro momento, podem parecer uma boa solução.

            Como falado anteriormente, um investidor anjo recebe mensalmente, em torno de 50 oportunidades de investimento. Ou seja, para que uma empresa chame sua atenção, ela precisa não só ser uma boa oportunidade de investimento, como também ser uma apresentação coesa e com bom design.

            Os recursos visuais baseados em layouts personalizados são uma forma estratégica de destacar seu Pitch Deck comparado com outros. Podemos comparar o layout

            como o DNA de uma apresentação.

            É o design de cada slide de uma apresentação que leva os os olhos de um investidor para as informações exibidas.

            Usando Templates de Pitch Deck Gratuitos, você não conseguirá imputar dados visuais matadores para sua apresentação. Um exemplo: investidores gostam de gráficos que mostram a expansão de uma empresa e sua projeção para o futuro. 

            Gráficos, sejam em forma de colunas, pizza ou barra, não podem ser padronizados e devem ser feitos sob medida com base nas informações quantitativas da sua empresa e sua identidade visual.

            Outro ponto muito importante dentro de um Pitch Deck é utilizar sua identidade visual. Sua logo, suas cores e sua imagem corporativa devem estar dentro da estratégia de se comunicar com o investidor.

            Um grande risco de utilizar um Pitch Deck Gratuito é, além de não vender visualmente a imagem da sua empresa, ter outros empreendedores com a mesma apresentação que a sua. E você deseja destacar sua empresa das demais, correto?

            Agora que você entendeu a necessidade de ter um design sob medida, vamos falar sobre a importância de ter um conteúdo personalizado.

            Com o uso de Pitch Deck Gratuito, você se limita a história de apresentação da sua empresa ou startup. Sua empresa se adapta ao Pitch Deck, erroneamente, e não o Pitch Deck que se adapta à sua empresa.

            O uso do Storytelling capta a atenção do investidor até o final da apresentação, com o uso de gatilhos mentais e influência na decisão de investir.

            Neste post, te ensinamos a importância de ter um Pitch Deck feito sob medida. Tanto no design, quanto na parte de redação. O que não é possível com o Pitch Deck Gratuito.

            Como a StartupHero pode te ajudar?

            A StartupHero ajuda empreendedores com a criação de um Pitch Deck feito totalmente sob medida. O seu único trabalho será nos passar as informações qualitativas, quantitativas e visuais da sua empresa, através de um simples formulário.

            Ficamos responsáveis pela criação do seu Storytelling, do design customizado, redação e comunicação da sua empresa.

            Já realizamos o Pitch Deck de mais de 200 startups, e ajudamos empresas a captar mais de R$ 40 milhões.

            Se você quer um Pitch Deck feito por especialistas que sabem o que investidores querem ver em uma apresentação, entre em contato conosco.

            Conhecer mais o serviço de Pitch Deck

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