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            Fusões e Aquisições (M&A)

            Saiba tudo sobre fusões e aquisições (M&A)

            O número de fusões e aquisições (M&A) aumentou de forma drástica no primeiro semestre de 2022. O Brasil liderou o ranking de todos os países da américa latina, sendo o país mais ativo no primeiro semestre de 2022, com 1.130 transações. 

            Um estudo realizado pela PwC Brasil mostra que este número ainda será crescente até dezembro de 2022.

            O setor de destaque no M&A é o de tecnologia. Empresas deste setor ultrapassaram os 706 negócios fechados diante do número de empresas do primeiro semestre de 2021. A liderança do setor de tecnologia já perdura há mais de dez anos.

            Um grande exemplo foi a CloudWalk, unicórnio Brasileiro, que levantou R$ 2,1 bilhões por meio do Itaú BBA e da Genial. Outro exemplo é a Único, unicórnio Brasileiro com valuation estimado em pelo menos US$ 1 bilhão, que recebeu um aporte de R$: 625 milhões em rodadas de investimento. Neste blog post, vamos falar mais sobre como funciona um M&A.

            O que é Fusões e Aquisições – M&A?

            M&A é a sigla para Mergers e Acquisitions. Caso houvesse uma tradução para a língua portuguesa para o termo seria “Fusões e aquisições”.

            A fusão ocorre quando duas empresas se juntam para formar uma única empresa. Já aquisição ocorre quando uma empresa compra a maior parte das ações de outra empresa. Tanto fusão como aquisição são consideradas operações societárias e alteram a estrutura jurídica das empresas.

            Na maior parte das vezes as empresas se fundem para ganhar força no mercado e/ou expandir seus produtos e serviços além do segmento que atuam.

            Um exemplo de sucesso de fusão de empresas nacionais é o da Ambev, que nasceu da fusão da Antarctica com a Brahma.

            Já a aquisição, é quando uma empresa compra mais de 50% ou a totalidade das ações de outra empresa e começa a assumir seu controle. A empresa que foi comprada é integrada em todas as operações da que comprou e a que adquiriu não muda sua estrutura legal.

            Quais são os tipos de M&A?

            Existe mais de um tipo de M&A, que varia de acordo com a negociação entre as companhias.

            M&A horizontal:

            No M&A horizontal duas empresas concorrentes se fundem ou uma compra ações da outra. Participam sempre empresas do mesmo setor que comercializam o mesmo tipo de serviço ou produto.

            O maior objetivo de um M&A horizontal é aumentar o market share das companhias. E um grande benefício é a facilidade no processo de integração, já que os públicos das duas empresas são semelhantes.

            M&A vertical:

            No M&A vertical duas empresas da mesma cadeia de produção se fundem ou uma adquirem as ações da outra. Geralmente, empresas que optam por este tipo de M&A é para aumentar o controle de qualidade do produto, melhorar as informações ao longo da cadeia de produção tornando o processo produtivo mais eficiente e com maior custo-benefício.

            Um exemplo de M&A vertical é quando uma empresa compra sua empresa fornecedora com o intuito de nunca faltar insumo para sua produção.

            M&A Conglomerado:

            No conglomerado duas ou mais empresas de diferentes segmentos ou segmentos relacionados se fundem ou adquirem as ações umas das outras.

            Um exemplo de M&A conglomerado é quando uma grande companhia compra a maior parte das ações de outra companhia para reduzir seus riscos de mercado e aumentar sua influência.

            M&A Complementar:

            No complementar empresas que comercializam serviços ou produtos complementares se fundem ou compram mais de 50% das ações de outras empresas.

            Um exemplo atual de M&A complementar é a aquisição da startup Figma, startup de design online, pela Adobe. A principal empresa de software adquiriu a Figma com intuito de expandir seu portfólio, complementando seus serviços.

            M&A Extensão:

            No M&A Extensão empresas que comercializam os mesmos serviços ou produtos se fundem ou uma empresa compra mais da metade das ações de outra empresa, só que as mesmas possuem públicos diferentes.

            O foco deste tipo de M&A é expandir seu negócio para novos nichos de mercado. Exemplo: Uma empresa que vende eletrodomésticos para classe AB compra uma que vende eletrodomésticos para classe C.

            Benefícios de M&A:

            • Variação de mercado;
            • Alcance de novos públicos;
            • Aumento de receita;
            • Aumento da base de clientes;
            • Redução de custos;
            • Aumento de bons colaboradores;
            • Maior possibilidade de lançar novos produtos ou serviços;
            • Soma de bagagem de conhecimentos específicos;
            • Crescimento de market share;
            • Aumento da competitividade

            Qual a relação entre M&A e Valuation?

            O valuation é o cálculo do valor justo de uma empresa. Somente com o valuation, um CEO consegue saber quanto sua empresa vale.

            O valuation faz parte de uma das etapas mais importantes do M&A, sendo crucial para o processo estratégico da negociação.

            Quem está vendendo a sua empresa tenta estimar o melhor valor de venda para não perder dinheiro e o comprador avaliar se este valor é de seu agrado ou não.

            Quais são os indicadores utilizados para avaliar M&A?

            Existem alguns indicadores, métricas de desempenho, usadas na análise de um M&A. Veja alguns:

            Fluxo de caixa descontado: é uma técnica financeira utilizada para calcular o valor presente do fluxo de caixa projetado.

            EBITDA: é um indicador financeiro que mostra o resultado operacional da empresa antes da inclusão de juros, depreciação e amortização.

            Múltiplo de preço sobre lucro: é um indicador da relação entre preço e lucro. Mostra para um investidor quanto é o preço justo de um ativo e o quanto querem pagar pelo lucro de uma empresa.

            Múltiplo de preço sobre receita: é um indicador da advindo da divisão do valuation de uma empresa e sua receita de vendas.

            Grau de endividamento: indicador obtido através da divisão de todos os passivos de uma empresa pelos seus ativos.

            Confidencialidade x M&A:

            Diante de todos os processos que precedem o M&A, existe uma operação que é indispensável: a elaboração do acordo de confidencialidade.

            O acordo de confidencialidade tem como objetivo proteger os dados da empresa em negociação.

            No caso da não concretização do M&A, informações sigilosas não serão compartilhadas a modo que o negócio não seja prejudicado. Exemplo: Uma empresa pode simular a intenção de comprar ações de outra somente para obter seus dados.

            É necessário que a empresa tenha um acordo de confidenciabilidade elaborado para que outros players não tenham acesso aos seus dados e se aproveitem disso de forma criminosa.

            O descumprimento do acordo de confidenciabilidade pode ter consequências desde multas até jurídicas/criminais.

            Exemplos de M&A de sucesso:

            Alguns M&A foram marcantes no mercado. Podemos citar alguns deles:

            • Aquisição da Nextel pela Claro (América Móvil) por U$ 948,5 milhões;
            • Aquisição da Avon pela Natura em um acordo por cerca de U$ 2 bilhões;
            • Aquisição da Figma pela Adobe por U$ 20 bilhões;
            • Fusão da Localiza com Unidas.

            O que podemos perceber acerca de grandes investidores é que estes apostam em negócios que possuem um crescimento estruturado e que facilmente uma grande empresa terá interesse no M&A com a empresa que investiu.

            Podemos exemplificar os fundos de venture capital que investiram na Figma antes dela ser comprada pela Adobe: Sequoia, Index Ventures, Greylock Partners e Kleiner Perkins. A companhia Sequoia investiu US$ 97 milhões por uma participação na venda da Figma pela Adobe, segundo o The Information.

            Como a StartupHero pode te ajudar no processo de M&A?

            Através dos nossos serviços, avaliamos a sua empresa e preparando todo material necessário (teaser, modelo financeiro, valuation, entre outros), mapeamos possíveis compradores de acordo com seu player, verificamos todos os documentos financeiros e societários e damos suporte na negociação final.

            A StartupHero é a maior avaliadora de PMEs e startups do Brasil, com dezenas de casos de sucesso de captação de investimentos ou venda de empresas.

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