Saiba o que é uma startup camelo
O conceito de unicórnio ecoou ao longo dos últimos anos no mundo do empreendedorismo para se referir a empresas que atingem o valuation de mais de US$ 1 bilhão antes de terem ações na Bolsa de Valores. Assim como teve o boom dos unicórnios, no momento temos um novo termo ecoando: startup camelo.
A definição de startup camelo se dá pela semelhança das características do próprio animal com este tipo de empreendimento. O camelo suporta climas e temperaturas divergentes, consegue passar meses sem comer e beber água. Ou seja, resiste a mudanças sem comprometer sua saúde.
Como surgiu a expressão startup camelo?
A expressão startup camelo foi criada pelo investidor de Venture Capital Alex Lazarow quando se referiu a empresas que conseguem passar por crises usando recursos imputados anteriormente.
Na sua concepção, as startups devem parar de focar apenas no crescimento agressivo e buscar crescimento sustentável a longo prazo, conseguindo sobreviver com adversidades.
O que é uma startup camelo?
Com a pandemia, muitas startups tiveram que aprender a sobreviver com menos suporte, clientes e capital de investidores.
As startups menos adaptadas a essa realidade, infelizmente ficaram para trás.
Agora as startups que sobreviveram e prosperaram são parecidas com o camelo, tendo grande capacidade de se adaptar em diversas situações, tanto boas quanto ruins, e continuar de pé resistentemente.
Startups camelo são empresas que por não buscarem um crescimento agressivo, são menos predispostas a quebrarem do nada, pois possuem uma gestão com foco na sustentabilidade e finanças equilibradas.
Startup Camelo x Investimentos:
Startups camelo buscam investidores somente quando é estritamente necessário ou estratégico, focando em crescer organicamente (bootstrapping) sempre que possível. Logo, possuem mais estabilidade devido a cautela com investimentos de alto risco.
Esse tipo de empresa não fica refém de diversas rodadas de investimento e consegue crescer mesmo que não tenha investidores no futuro. Todo o crescimento da empresa é feito através do lucro que é gerado pelas suas vendas. Acaba sendo um crescimento bem sustentável.
O lado ruim desse tipo de startup é que para alguns modelos de negócio a velocidade de crescimento é essencial para vencer no mercado. Startups camelo possuem menos recursos financeiros à sua disposição, assim, não conseguem expandir tão facilmente.
Criar uma startup camelo é entender que você não vai ter um caminhão de dinheiro à sua disposição e que precisa pensar muito bem antes de gastar qualquer real. E principalmente, traçar um planejamento de crescimento de longo prazo.
Quais são as características de uma startup camelo?
Algumas características são típicas das startups camelo, confira algumas:
- Possuem maior estabilidade:
Startups camelo buscam crescimento ponderado, escalando o negócio e aproveitando oportunidades certeiras para crescer. Estratégias que levam ao crescimento ponderado, garantindo que a startup esteja preparada para enfrentar momentos de crises e assim ter maior estabilidade.
- Não oferecem produtos gratuitamente
Como as startups camelo não querem crescer de forma descomunal, as mesmas não oferecem seus produtos no mercado de forma gratuita. O intuito é ter clientes fiéis, medidos além de números e sim pela fidelidade.
O preço de um produto não é inimigo deste tipo de startup, pelo contrário, é reflexo da qualidade e posicionamento no mercado.
- Focam em uma boa gestão de custos:
A curva de crescimento de uma startup camelo é muito visada na gestão de custos. Isto porque, todas despesas são ponderadas para que a startup não aumente seus gastos em proporção maior que o crescimento da receita.
Estes tipos de empresas só abrem novas vagas de colaboradores quando as mesmas são justificadas por aumento de receita e operações. Isto porque, não existe a obsessão de crescimento acelerado e aumento do número de colaboradores para isso.
- Possuem visão a longo prazo:
Os fundadores de startups Camelo entendem que a construção das mesmas não é um empreendimento fácil e que evoluir o modelo de negócios de forma escalável demanda tempo.
Qual a diferença entre startup unicórnio e startup camelo?
O conceito de uma startup unicórnio vai muito além do seu valuation ser de a partir de 1 bilhão de dólares.
Uma startup unicórnio tem como objetivo crescer a qualquer custo subsidiando seus produtos. Grande parte destas empresas estão no Vale do Silício.
Já os donos de startups camelo constroem empresas sustentáveis, gerenciando os gastos desde o início de forma equilibrada, sem estapafúrdias.
A maior diferença entre os dois tipos de startups é sua finalidade: startups unicórnio desejam o crescimento acelerado a todo custo e startups camelo querem crescer com sustentabilidade e resiliência, sendo inabaláveis em momentos de crise.
Por que uma startup camelo pode ser alvo de investidores estratégicos?
Este tipo de negócio é possivelmente mais resistente a crises, como a provocada pelo vírus Covid-19 e por não ter como objetivo o crescimento exponencial não ficam presos em inúmeras rodadas de investimentos.
Principalmente hoje em dia, com aumento das taxas de juros pelo mundo, os investidores estão fugindo de empreendimentos que não façam o uso consciente do capital injetado, e focam em empresas que geram lucro e tem crescimento constante, mesmo que a ritmos mais moderados.
Como captar investimento para sua startup?
Agora que você já sabe o que é uma startup camelo, pode estar se perguntando como a mesma consegue evitar ao máximo a captação de investimentos desnecessária.
De fato, ao pensarmos no crescimento de uma startup também pensamos na injeção de capital na mesma para seu desenvolvimento.
Como saber se sua empresa realmente precisa de investimentos no momento? Qual tipo de investidor é o mais adequado para sua startup? Como atrair investidores para o seu empreendimento? Como saber o valor justo da sua empresa e apresentar ele para o investidor?
Estas e outras diversas perguntas são respondidas no curso Smartfunding da StartupHero.