O que é Valuation
Se você está estudando o mundo das finanças empresariais e se deparou com esse termo, deve estar se questionando: o que é Valuation.
Valuation é um cálculo financeiro que estima o valor de mercado justo de uma empresa.
Por se utilizar de premissas quantitativas e qualitativas, é uma ciência de aproximação, e não existe um Valuation “certo”.
Cabe a experiência do avaliador para se chegar a valores mais próximos do que é o justo, e realmente fazer melhores negócios.
Exemplo de Valuation
Imagina que você é um investidor em busca de comprar uma empresa em funcionamento.
Qual é valuation (valor de mercado justo) de um restaurante do seu bairro que fatura R$ 100 mil e lucra R$ 20 mil todo santo mês?
R$ 200 mil? R$ 500 mil? R$ 1 milhão?
E se a empresa tiver R$ 100 mil em dívidas?
E se a empresa tem potencial de expansão, o Valuation aumenta?
Como você deve ter reparado, esse não é um cálculo simples e possui muitas complexidades.
Só para você ter uma noção, um restaurante com essas dimensões pode ter um valuation na ordem de R$ 200 mil a R$ 700 mil, e pode variar de acordo com suas características, resultados ou até mesmo com a situação econômica do país.
Por que fazer o Valuation de uma empresa
Existem algumas situações em que se é necessário conhecer o valor de mercado justo de uma pequena ou média empresa:
- Vender da sua empresa;
- Entrada ou saída de sócios da empresa;
- Negociar com potenciais investidores a venda de parte da empresa;
- Acompanhar a valorização da empresa e patrimônio dos sócios;
- Programas de Partnership para funcionários (vesting);
- Fazer inventário, divórcio/comunhão de bens.
Sabendo o Valuation da sua empresa, você terá certeza de que não está fazendo um negócio ruim ou “deixando dinheiro na mesa”.
Lembrando que com o termo “valor justo”, estamos dizendo que um potencial investidor teria um retorno do investimento adequado em relação ao seu risco. Quanto mais risco, deve haver maior potencial de retorno.
Por se tratar de uma empresa, que tem muitos riscos envolvidos, seu retorno total deve ser maior que o de um título de renda fixa ou bolsa de valores, para ter atratividade.
Como fazer Valuation
Avaliar uma empresa consiste em organizar os resultados financeiros de uma empresa e projetá-los.
Existem algumas técnicas bem conhecidas, que avaliam diferentes aspectos de uma empresa.
Tendo em vista que cada método chega a um valor diferente, idealmente o seu valuation deve ser feito pelas mais diversas técnicas, e depois se chegar a uma média. Assim você avaliará o seu negócio por diversos ângulos, e não terá o risco de se chegar a um Valuation distorcido.
Fluxo de Caixa Descontado
Esse método estuda qual é o potencial de lucro futuro de um negócio, descontado pelo risco de oportunidade do empreendedor/ investidor. É o método mais complexo, porém que tem resultados mais provados, pois leva em consideração o retorno versus o risco do negócio.
Múltiplos de mercado
Esse método avalia por quantas vezes o lucro anual ou faturamento anual seus concorrentes estão sendo negociados. Ex: farmácias estão sendo vendidas a 5x seu lucro líquido anual…
Valor patrimonial
Esse método avalia qual é o patrimônio da sua empresa construído até hoje, somando seus ativos e diminuindo passivos, tudo pelo valor atual. É uma técnica bem pé no chão, mas que não olha para o futuro do negócio ou sua geração de lucro.
Descubra o valuation da sua empresa com a StartupHero
A StartupHero é a maior avaliadora de Pequenas e Médias empresa do Brasil, com mais de 1.000 avaliações.
Ao fecharmos negócio, basta nos enviar as informações do seu negócio, e em menos de 5 dias úteis retornaremos com uma avaliação do valor de mercado justo da sua empresa.
Isso tudo, com um preço acessível para a realidade do empreendedor brasileiro.
Assim você pode usar o laudo como base para negociações, aumentando seu poder de barganha.
Clique no botão abaixo para conhecer mais o serviço.