Como encontrar o Product Market Fit
Quando seu produto está atingindo clientes ansiosos e você não consegue acompanhar a demanda deles, você alcançou o nirvana conhecido como “product Market-fit”.
A maioria das startups falha porque gastam dinheiro sem primeiro considerar cuidadosamente o que os clientes realmente querem. Conseguir o Market-fit é um dos objetivos mais importantes para uma startup, mas também é um dos conceitos menos compreendidos.
O QUE É PRODUCT MARKET-FIT?
Marc Andreessen, co-fundador da influente empresa de capital de risco do Vale do Silício, Andreessen Horowitz, cunhou o termo em um post de 2007, definindo-o como “estar em um bom mercado com um produto que possa satisfazê-lo”.
Dan Olsen, especialista em gerenciamento de produtos e autor de The Lean Product Playbook, define ainda o market-fit como o jogo final em que uma startup que construiu um produto que cria valor significativo para o cliente.
“Isso significa que seu produto atende às necessidades reais dos clientes e o faz de uma maneira melhor do que as alternativas”, explica Olsen.
ENTENDENDO O PRODUCT MARKET-FIT
Se estou interessado em manter os clientes, estou interessado em entender quantas licenças e os motivos de estarem encerrando seu relacionamento comigo.
Alterações na taxa de rotatividade de uma empresa podem ser um sinal de que algo está funcionando bem (se o número diminuir) ou precisa de ajuste (se o número aumentar).
A ideia é que, quando você souber que mais clientes ou assinantes estão cortando laços com sua empresa, você pode trabalhar para ajustar sua estratégia de marketing ou abordagem de atendimento ao cliente.
Analisar as taxas de rotatividade por segmento de clientes ilustra quais tipos de clientes estão em risco e quais podem exigir uma intervenção. É uma métrica simples e agradável que nos diz muito sobre quando e como interagir com os clientes.
Os gerentes de marketing normalmente analisam a taxa de rotatividade no nível do segmento – quantos de nossos clientes de 18 a 25 anos deixaram este mês, por exemplo.
Porém, empresas sofisticadas e ricas em dados também estão começando a analisar o número em um nível de cliente individual.
De fato, o aumento do big data está possibilitando que as empresas ajam com mais rapidez e precisão nas taxas de rotatividade. Muitas empresas usam a taxa de rotatividade não apenas para entender o que aconteceu no último período, mas também para prever o que acontecerá no próximo.
ENCONTRANDO O PRODUCT MARKET-FIT
Se as pessoas não se importam tanto com esse problema, o que significa que não é grande coisa para elas, então você está perdendo a primeira parte de toda essa ideologia.
Agora que você está confiante de que o problema que está tentando resolver é realmente grande, você precisa se concentrar em quão bem o seu produto está resolvendo esse problema. Se você passar com êxito nesses dois testes, seus clientes se tornarão verdadeiros fãs do seu produto.
Estas são as etapas que você precisa seguir para atingir o product Market-fit:
1. IDENTIFIQUE SEU CLIENTE-ALVO
O cliente-alvo é a pessoa que decide se deve ou não usar seu produto. Portanto, faz sentido fazer pesquisa de mercado e, mais especificamente, segmentação de mercado para definir seu cliente. Segmentação é dividir o mercado em segmentos que são semelhantes em necessidades e comportamento.
A segmentação de mercado ajudará você a definir suas “personas do comprador” e descrevê-las para sua equipe de produtos, para que todos entendam para quem você está construindo o produto.
Para identificar seu cliente-alvo, você precisa começar com pesquisas de alto nível, refinar e restringir suas opções até encontrar a persona final do comprador.
2. ENTENDA AS GRANDES NECESSIDADES DO CLIENTE
Nesse estágio, sua tarefa é determinar as necessidades mais significativas dos clientes em potencial. É importante encontrar necessidades específicas que possam criar uma excelente oportunidade de mercado.
Em outras palavras, as necessidades precisam ser bastante atraentes e vitais para esses clientes.
3. SAIBA O QUE VOCÊ OFERECE COMO UMA PROPOSTA DE VALOR
A proposta de valor é principalmente sobre como você vai enfrentar a concorrência. O mercado pode estar cheio de fabricantes de produtos similares. Portanto, você deve criar algo totalmente inovador para conquistar o coração das pessoas e superar seus concorrentes.
Ao planejar o processo de seu produto, inclua novos recursos, novas ideias e coisas que possam excitar os compradores. Essa será sua proposta de valor.
4. ESPECIFIQUE SEU CONJUNTO MÍNIMO DE RECURSOS VIÁVEIS
O que quer que você esteja fazendo, é necessário começar de algum lugar.
Você pode pensar em evoluir mais tarde. Você terá que fazer isso.
Até então, certifique-se de ter uma lista completa das coisas que você deseja que seu MVP tenha.
Por exemplo, se o usuário precisar criar uma conta com seu produto, ele poderá excluí-lo em algum momento também. Esse é um recurso muito padrão que seu MVP deve ter.
Certos recursos tornam seu produto um produto viável. Mas, por favor, não se empolgue demais com os recursos. Inclua apenas os mais importantes. Eu prometo, você terá a chance de melhorar o produto mais tarde.
5. TESTE O PROTÓTIPO MVP COM CLIENTES EM POTENCIAL
Depois de obter o protótipo do MVP, é hora de receber comentários do público-alvo. Não ligue para seus amigos ou familiares, a menos que sejam seus clientes em potencial. Porque, ao fazer isso, você corre o risco de receber o tipo errado de feedback.
Em vez disso, conceda acesso gratuito ao seu protótipo qualquer pessoa que queira testá-lo, como usuários em potencial, pessoas que podem acabar comprando o produto mais tarde, quando estiver pronto.
Durante qualquer tipo de interação com o usuário em potencial, observe o que ele diz ou faz enquanto usa o protótipo. Faça perguntas para esclarecer as coisas, tente se aprofundar para obter mais insights. Evite fazer perguntas fechadas que envolvam respostas Sim ou Não. Em vez disso, incentive a participação, brainstorming, geração de ideias. Ouça seus testadores, identifique padrões de comentários semelhantes e encontre maneiras de melhorar o produto.
Essas cinco etapas garantirão muita consistência e clareza a todo o ciclo de criação e teste do MVP. A cada novo feedback do cliente, você encontrará novos padrões e verá o quadro mais claramente. Então, vá em frente e dê todos esses cinco passos para criar um produto melhor.