logo-solo-stratupherologo-solo-stratupherologo-solo-stratupherologo-solo-stratuphero
  • Serviços
    • Avaliação de Empresas (Valuation)
    • Pitch Deck sob medida
    • Raio X de Empresas
    • Consultoria para Startups
  • Comprar Empresas
  • Conteúdos
    • Blog
    • Materiais gratuitos
    • Base de dados
      • Múltiplos por setor
      • Margem líquida e bruta por setor
      • Beta e endividamento por setor
    • Casos de sucesso
    • Curso Smart Funding: Captação de Investimentos
    • Quero ser um parceiro
  • Quem somos
✕
            No results See all results
            BLACKBERRY

            Como a Blackberry perdeu o seu Product Market-Fit

            Você sabia que dá para perder o seu Product Market-Fit? Sim, e isso aconteceu com uma gigante chamada Blackberry.

            Aqueles que são mais novos provavelmente não vão lembrar, mas muito antes do iPhone surgir e mudar completamente a indústria de celulares, quem reinava era uma empresa chamada Blackberry.

            Bem, na verdade em tempos mais antigos a empresa canadense se chamava Research in Motion e tinha como principal produto o Blackberry. Com o tempo, como o nome da empresa era grande demais para falar, todo mundo chamava de Blackberry mesmo. A empresa por sua vez, resolveu adotar esse nome oficialmente.

            A BlackBerry foi a fabricante da primeira marca de smartphone premium amplamente adotada no mundo.

            No auge, a Blackberry possuía mais de 50% do mercado dos EUA e 20% do mercado global de smartphones.

            A queda da participação de mercado da BlackBerry

            A empresa vendia mais de 50 milhões de dispositivos por ano. Todos os principais executivos utilizavam o telefone da empresa canadense e ele era realmente sinônimo de startups para a época.

            Aquele teclado QWERTY físico com seu toque, podia ser ouvido em todos os vagões de trem e em todos os aviões. O BlackBerry se tornou o dispositivo favorito das corporações devido à sua segurança de nível empresarial e funcionalidade voltada para negócios.

            Mas apesar de todo esse sucesso, hoje a BlackBerry tem 0,048% de participação no mercado de smartphones.

            Mas afinal, o que aconteceu?

            Nascimento do iPhone e o começo da queda da Blackberry

            No ano em que o iPhone foi lançado (2007) o mundo todo se surpreendeu com a nova tecnologia que a Apple criou. Era mais um smartphone, mas que trazia como grande novidade a tela sensível a toque.

            Isso, para uma época dominada por teclados físicos, era algo impensável. E muitas pessoas acabaram achando que não daria em nada.

            Os executivos da BlackBerry inicialmente rejeitaram ter um telefone parecido com o iPhone, com tela sensível ao toque, insistindo que os usuários preferiam o teclado físico.

            Bom, em partes eles estavam realmente certos, os usuários até aquele momento queriam mesmo um teclado físico.

            Mesmo após a entrada competitiva do iPhone e do Android OS do Google em 2008, a BlackBerry continuou dominando o mercado de smartphones até 2010, quando ainda detinha mais de 40% do mercado doméstico e quase 20% da participação no mercado global.

            Mas a vontade dos usuários mudou e eles começaram a demandar a tela sensível ao toque.

            Era mais fácil e prática de usar do que o teclado físico e dava inúmeras possibilidades que ele não dava. Era como ter um mouse no seu celular.

            A Blackberry perde o seu Product Market Fit

            Quando o iPhone começou a vender bem, a BlackBerry lançou às pressas um dispositivo com tela sensível ao toque (BlackBerry Storm), que não funcionava corretamente e recebeu críticas enormes.

            BlackBerry Storm

            Fazer algo apenas reagindo a sua concorrência, sem o menor preparo, é uma receita perfeita para dar errado.

            Como não teve o sucesso que imaginou, os dispositivos seguintes voltaram a ter o teclado físico em uma configuração combinada com tela sensível ao toque. Era basicamente um híbrido entre o iPhone e o antigo Blackberry.

            A empresa definitivamente não entendia mais o que seu público queria e perdeu o seu Product Market Fit.

            Em poucas palavras, Product Market-fit é você estar em um grande mercado com um produto que possa satisfazer a esse mercado.

            E foi exatamente isso o que a empresa deixou de ter.

            Mesmo com todo esse esforço para correr atrás do prejuízo, a Blackberry não conseguiu ter novamente um produto que satisfizesse o mercado.

            E não contentes com isso, os executivos da Blackberry cometeram mais um erro.

            A Blackberry poderia ter inventado o Whatsapp

            Isso mesmo que você acabou de ler. A Blackberry poderia ter inventado o Whatsapp.

            Muito antes do WhatsApp existir, o BlackBerry Messenger, também conhecido como BBM, era um dos aplicativos mais utilizado para conversas online.

            E essa era uma enorme vantagem que a empresa não soube explorar.

            Quando o iPhone foi lançado e começou a tomar a dianteira no mercado de smartphones a Blackberry viu que estava muito atrás do seu concorrente em termos de tecnologia.

            Começaram a fazer planejamentos e diversas reuniões estratégicas. Em uma das reuniões, um vice presidente da empresa deu a seguinte ideia:

            “Vamos pegar o BBM, tirar de dentro do Blackberry e colocar no iPhone, explorando ele como app separado”

            Sacada de gênio, não é? Bom, olhando hoje, com certeza sim, mas antigamente era muito difícil de prever.

            Tanto que o CEO da empresa praticamente surtou, dizendo que o vice presidente estava querendo matar a Blackberry, que aquilo era um absurdo.

            ​​​​​​​Chegaram a mandar o vice presidente embora.

            Para fins de comparação, o Whatsapp foi vendido por aproximadamente 22 bilhões de dólares para o Facebook e só existe basicamente em mercado emergente.

            Já o BBM da Blackberry estava no mundo todo. Estima-se que se a empresa tivesse realmente tirado o BBM do BlackBerry ele valeria hoje em torno de 60 a 70 bilhões de dólares.


            Impressionante, não é?

            É isso que acontece quando você não presta atenção nesse conceito simples, mas bem importante que é o Product Market-fit.

            Preste sempre atenção nas tendências do mercado e no que os seus clientes querem no momento.

            Relacionados

            Como comprar empresas no Rio de Janeiro
            8 de abril de 2025

            Como comprar empresas no Rio de Janeiro


            Saiba mais
            Como a nova Reforma Tributária pode afetar pequenos e médios negócios
            23 de janeiro de 2025

            Como a nova Reforma Tributária pode afetar pequenos e médios negócios


            Saiba mais
            Burn Rate para startups: o que é e como calcular
            14 de novembro de 2024

            Burn Rate para startups: o que é e como calcular


            Saiba mais

            Deixe um comentário Cancelar resposta

            O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


            Consultoria para Startups e PMEs

            29.699.390/0001-11 - StartupHero apoio administrativo LTDA

            Contato

            contato@startuphero.com.br

            Onde Estamos

            Rua México, 11
            Centro - Rio de Janeiro - RJ
            20031-144
            (Atendimento 100% online)

            Siga a StartupHero

            Copyright © 2025 StartupHero. Desenvolvido pela Publicidade UP
                        No results See all results