Como a Blackberry perdeu o seu Product Market-Fit
Você sabia que dá para perder o seu Product Market-Fit? Sim, e isso aconteceu com uma gigante chamada Blackberry.
Aqueles que são mais novos provavelmente não vão lembrar, mas muito antes do iPhone surgir e mudar completamente a indústria de celulares, quem reinava era uma empresa chamada Blackberry.
Bem, na verdade em tempos mais antigos a empresa canadense se chamava Research in Motion e tinha como principal produto o Blackberry. Com o tempo, como o nome da empresa era grande demais para falar, todo mundo chamava de Blackberry mesmo. A empresa por sua vez, resolveu adotar esse nome oficialmente.
A BlackBerry foi a fabricante da primeira marca de smartphone premium amplamente adotada no mundo.
No auge, a Blackberry possuía mais de 50% do mercado dos EUA e 20% do mercado global de smartphones.

A empresa vendia mais de 50 milhões de dispositivos por ano. Todos os principais executivos utilizavam o telefone da empresa canadense e ele era realmente sinônimo de startups para a época.
Aquele teclado QWERTY físico com seu toque, podia ser ouvido em todos os vagões de trem e em todos os aviões. O BlackBerry se tornou o dispositivo favorito das corporações devido à sua segurança de nível empresarial e funcionalidade voltada para negócios.
Mas apesar de todo esse sucesso, hoje a BlackBerry tem 0,048% de participação no mercado de smartphones.
Mas afinal, o que aconteceu?
Nascimento do iPhone e o começo da queda da Blackberry
No ano em que o iPhone foi lançado (2007) o mundo todo se surpreendeu com a nova tecnologia que a Apple criou. Era mais um smartphone, mas que trazia como grande novidade a tela sensível a toque.
Isso, para uma época dominada por teclados físicos, era algo impensável. E muitas pessoas acabaram achando que não daria em nada.
Os executivos da BlackBerry inicialmente rejeitaram ter um telefone parecido com o iPhone, com tela sensível ao toque, insistindo que os usuários preferiam o teclado físico.
Bom, em partes eles estavam realmente certos, os usuários até aquele momento queriam mesmo um teclado físico.
Mesmo após a entrada competitiva do iPhone e do Android OS do Google em 2008, a BlackBerry continuou dominando o mercado de smartphones até 2010, quando ainda detinha mais de 40% do mercado doméstico e quase 20% da participação no mercado global.
Mas a vontade dos usuários mudou e eles começaram a demandar a tela sensível ao toque.
Era mais fácil e prática de usar do que o teclado físico e dava inúmeras possibilidades que ele não dava. Era como ter um mouse no seu celular.
A Blackberry perde o seu Product Market Fit
Quando o iPhone começou a vender bem, a BlackBerry lançou às pressas um dispositivo com tela sensível ao toque (BlackBerry Storm), que não funcionava corretamente e recebeu críticas enormes.

Fazer algo apenas reagindo a sua concorrência, sem o menor preparo, é uma receita perfeita para dar errado.
Como não teve o sucesso que imaginou, os dispositivos seguintes voltaram a ter o teclado físico em uma configuração combinada com tela sensível ao toque. Era basicamente um híbrido entre o iPhone e o antigo Blackberry.
A empresa definitivamente não entendia mais o que seu público queria e perdeu o seu Product Market Fit.
Em poucas palavras, Product Market-fit é você estar em um grande mercado com um produto que possa satisfazer a esse mercado.
E foi exatamente isso o que a empresa deixou de ter.
Mesmo com todo esse esforço para correr atrás do prejuízo, a Blackberry não conseguiu ter novamente um produto que satisfizesse o mercado.
E não contentes com isso, os executivos da Blackberry cometeram mais um erro.
A Blackberry poderia ter inventado o Whatsapp
Isso mesmo que você acabou de ler. A Blackberry poderia ter inventado o Whatsapp.
Muito antes do WhatsApp existir, o BlackBerry Messenger, também conhecido como BBM, era um dos aplicativos mais utilizado para conversas online.

E essa era uma enorme vantagem que a empresa não soube explorar.
Quando o iPhone foi lançado e começou a tomar a dianteira no mercado de smartphones a Blackberry viu que estava muito atrás do seu concorrente em termos de tecnologia.
Começaram a fazer planejamentos e diversas reuniões estratégicas. Em uma das reuniões, um vice presidente da empresa deu a seguinte ideia:
“Vamos pegar o BBM, tirar de dentro do Blackberry e colocar no iPhone, explorando ele como app separado”
Sacada de gênio, não é? Bom, olhando hoje, com certeza sim, mas antigamente era muito difícil de prever.
Tanto que o CEO da empresa praticamente surtou, dizendo que o vice presidente estava querendo matar a Blackberry, que aquilo era um absurdo.
Chegaram a mandar o vice presidente embora.

Para fins de comparação, o Whatsapp foi vendido por aproximadamente 22 bilhões de dólares para o Facebook e só existe basicamente em mercado emergente.
Já o BBM da Blackberry estava no mundo todo. Estima-se que se a empresa tivesse realmente tirado o BBM do BlackBerry ele valeria hoje em torno de 60 a 70 bilhões de dólares.
Impressionante, não é?
É isso que acontece quando você não presta atenção nesse conceito simples, mas bem importante que é o Product Market-fit.
Preste sempre atenção nas tendências do mercado e no que os seus clientes querem no momento.