North Star Metric (NSM) é um conceito poderoso que surgiu nos últimos anos em empresas do Vale do Silício com um crescimento extraordinário.
Ele ajuda as equipes a ir além de impulsionar um crescimento superficial, concentrando-se na geração de crescimento de clientes retidos a longo prazo.
Startups no geral tem muitas métricas complexas para acompanhar, como o CAC, Churn e LTV. Isso dificulta bastante quando você quer acompanhar o seu crescimento.
Não estamos dizendo que essas métricas não são importantes, elas são muito. Mas você, prioritariamente, deve estar focado na métrica principal que vai te trazer o maior crescimento.
O QUE É A NORTH START METRIC?
A North Star Metric (NSM) é essencialmente outro nome para a métrica que mais importa: é uma métrica específica que captura melhor o valor principal que seu produto oferece aos clientes. Concentrar-se e otimizar os esforços de toda a empresa para melhorar o NSM é essencial para impulsionar o crescimento sustentável a longo prazo em sua empresa.
Essa métrica é a única medida mais preditiva do sucesso de uma empresa a longo prazo. Para se qualificar como “Estrela Guia”, uma métrica deve fazer três coisas: gerar receita, refletir o valor do cliente e avaliar o progresso. Se uma métrica atingir esses três pontos, e todos os departamentos contribuírem para melhorá-la, a empresa crescerá de maneira escalável.
POR QUE A NORTH STAR METRIC É IMPORTANTE?
As equipes usam a North Star Metric para colocar todos em uma empresa focados em um objetivo.
Noventa por cento dos dados do mundo foram criados nos últimos anos e a profusão de possibilidades analíticas permite que todos os departamentos, equipes e até colaboradores contribuam com suas próprias métricas.
Se cada equipe definir objetivos de maneira diferente, eles poderão trabalhar um contra o outro e duplicar esforços. Quando o investidor em startups Sean Ellis cunhou o termo “North Star Metric”, ele pretendia reduzir a administração, simplificar as reuniões e alinhar as equipes em torno do objetivo singular de crescimento.
O termo “North Star” – extraído do nome da estrela Polaris, a estrela que fica diretamente acima do polo norte da Terra – é principalmente retórico.
Empresas com modelos de negócios complexos podem ter várias “North Stars”, e qualquer Noth Start Metric é composta de sub-métricas de qualquer maneira.
Qualquer empresa que literalmente largasse todas as métricas em favor de apenas uma, como receita recorrente, quase certamente falharia. A métrica North Star é, simplesmente, um exercício de simplificação da estratégia geral da empresa em termos que todos podem lembrar, entender e aplicar.
Quando os egípcios construíram as pirâmides, a Terra tinha uma Estrela Guia diferente – Thuban -, mas ficou fora de alinhamento, assim como Polaris ficará com o tempo. As empresas devem sentir-se igualmente livres para reavaliar suas métricas North Star para garantir que ainda apontem a direção certa e alterá-las quando for necessário.
COMO A NORTH START METRIC FUNCIONA
No uso diário, uma North Star Metric é dividida em métricas menores que geram responsabilidade e propriedade no nível individual. Muitas dessas sub-métricas são específicas da equipe e acionáveis, portanto, colaboradores individuais podem estabelecer uma conexão clara entre suas tarefas diárias e a Estrela do Norte.
Tomemos, por exemplo, uma empresa de comércio eletrônico com a métrica North Star “o número de novos clientes que compram a cada semana”.
Um comprador de mercadorias dessa empresa poderia contribuir para esse objetivo principal aumentando as vendas em sua categoria, enquanto um desenvolvedor da web contribuir reduzindo o tempo de carregamento da página. Ambos contribuem, mas à sua maneira.
As North Star Metric também devem refletir a jornada do cliente e avaliar se as jornadas dos usuários são bem-sucedidas. No caso da empresa de comércio eletrônico, medir as compras indica que os compradores concluíram sua jornada e a melhoria de partes da jornada – descoberta, navegação e check-out – acelera os clientes e gera mais receita.
EXEMPLOS DE NORTH STAR METRICS
Uma empresa existe para cumprir uma missão. Um produto existe porque tem um trabalho a ser realizado (Job to be done).
Por exemplo, a missão do Facebook é criar uma comunidade de pessoas, seu Job to be done é manter as pessoas engajadas nessa comunidade. Nesse caso, sua North Start Metric é o número de usuários diários ativos.
Outros exemplos de North Star Metrics:
- AirBnb: quantidade de noites reservadas
- Uber: total de corridas diárias
- Netflix: tempo que o assinante fica na plataforma assistindo
- Walmart: compras por usuário
ENCONTRANDO SUA NORTH STAR METRIC
Para encontrar sua North Star Metric, as empresas devem decidir o que é realmente essencial para os negócios.
As empresas são complexas, bem-sucedidas e falham por várias razões. Mas quais são os pilares para os negócios que, como um arquiteto pode dizer, suportam carga?
Que, se eles falharem, arruinaria a empresa? Para muitas equipes, isso faz os clientes felizes, gerando lucro e medindo o progresso em direção a essas metas.
Uma métrica que simplesmente ganha dinheiro sem satisfazer os clientes falhará a longo prazo, assim como uma empresa que satisfaça os clientes sem ser lucrativa. E uma métrica que não mede o progresso de uma maneira que permita às equipes agir de acordo com suas ideias e mudar seus comportamentos não é útil. Uma North Star Metric deve refletir todos os três fatores, adaptados a cada negócio.
Para encontrar sua North Star Metric:
- Pergunte, o que é essencial para o funcionamento da empresa? Priorize uma lista.
- Pergunte, quais KPIs e métricas medem os principais fatores-chave?
- Pergunte, qual métrica aborda todas as opções acima?
- Crie uma hierarquia de métricas, com a North Star Metric no topo da pirâmide
Como uma semente, as North Star Metric precisam de terreno fértil para crescer.
As empresas que selecionam uma North Star precisam da cultura e infraestrutura corretas. E é melhor você começar o quanto antes, mesmo que você ainda esteja fazendo o seu MVP.
As empresas também precisam das ferramentas de análise certas para medir o progresso em relação às métricas e sub-métricas da North Star. Sem análises fáceis de usar que as equipes podem acessar facilmente, as empresas não podem dizer se estão obtendo sucesso e não podem corrigir o curso.
As North Star Metrics podem ser uma estratégia eficaz para alinhar todas as equipes em torno de uma meta singular, desde que não sejam tomadas de maneira muito literal, sejam suportadas por uma cultura flexível e medidas com ferramentas de análise que ajudam as equipes a saber se ainda está guiando o caminho.
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