logo-solo-stratupherologo-solo-stratupherologo-solo-stratupherologo-solo-stratuphero
  • Serviços
    • Avaliação de Empresas (Valuation)
    • Pitch Deck sob medida
    • Raio X de Empresas
    • Consultoria para Startups
  • Conteúdos
    • Blog
    • Materiais gratuitos
    • Base de dados
      • Múltiplos por setor
      • Margem líquida e bruta por setor
      • Beta e endividamento por setor
    • Casos de sucesso
    • Curso Smart Funding: Captação de Investimentos
    • Quero ser um parceiro
  • Quem somos
✕
            No results See all results

            Múltiplos de Receita e EBITDA por indústria para Valuation

            Você pode ver na tabela abaixo os múltiplos de Receita e EBITDA transacionados por cada setor, no Brasil e no mundo afora. Os dados são baseados em dados de empresas brasileiras de capital aberto, dados de empresas americanas de capital aberto e dados internos da StartupHero, de transações privadas. Todos esse valores foram ponderados, chegando a um valor médio justo para pequenas e médias empresas no Brasil.

            Última atualização: Outubro/ 2025

            Use os múltiplos de Receita e EBITDA abaixo com atenção

            O método de Valuation da abordagem de múltiplos é muito conhecido e utilizado no Brasil e no mundo, devido à sua simplicidade. O problema é que esse método de Valuation deixa de analisar muitos pontos, como a geração de caixa futuro do negócio e características mais subjetivas.

            Com a StartupHero, você recebe um relatório de Valuation da sua empresa feito sob medida, feito com a média ponderada de até 4 métodos de Valuation distintos, 2 dos quais utilizam os múltiplos abaixo.

            Se você é empresário ou sócio de uma empresa e gostaria de utilizar esses múltiplos ao seu favor, a recomendação é que você aplique esses dados através dos passos:

            I – Separe os dados de EBITDA anual e Receita Bruta anual da sua empresa;

            II – Encontre o seu setor/ indústria na lista abaixo, e multiple o Múltiplo de Receita Bruta pela sua Receita Bruta anual e guarde esse valor. Depois multiplique o Múltiplo de EBITDA pelo seu EBITDA anual, e guarde esse número. Você deve ter reparado que esses valores calculados são diferentes, então recomendamos fazer uma média entre os dois;

            II – Para chegar ao Valuation (estimativa de valor da empresa) subtraia ou some a dívida líquida da empresa da média calculada no passo II. Para calcular a dívida líquida, basta somar o caixa da empresa e seus equivalentes, e diminuir todos os passivos (o resultado pode ser positivo ou negativo, dependendo do endividamento da empresa).

            IndústriaMúltiplo de EBITDAMúltiplo de Receita Bruta
            Restaurantes e Hotéis4,331,10
            Serviços Pessoais e Produtos Domésticos3,470,43
            Serviços Profissionais e Comerciais4,760,74
            Varejo Diversificado3,930,37
            Software e Serviços de TI7,112,34
            Agricultura6,040,63
            Têxteis e Vestuário5,580,76
            Varejistas Especializados5,290,91
            Produtos de Lazer3,870,84
            Varejo de Alimentos e Medicamentos4,440,26
            Prestadores de Serviços de Saúde6,481,54
            Mídia e Publicação10,312,67
            Bens Domésticos3,960,47
            Construção Residencial e Materiais de Construção5,950,92
            Papel e Produtos Florestais3,980,65
            Automóveis e Peças de Automóveis4,990,49
            Computadores, Telefones e Eletrônicos Domésticos5,590,29
            Máquinas, Equipamentos e Componentes6,931,13
            Recipientes e Embalagens4,480,94
            Seguros1,820,69
            Farmacêuticos7,201,16
            Materiais de Construção4,360,46
            Serviços de Frete e Logística4,680,84
            Bebidas5,691,61
            Escolas, Faculdades e Universidades3,620,66
            Metais e Mineração4,390,73
            Operações Imobiliárias7,531,99
            Produtos Químicos6,300,74
            Serviços Bancários4,001,14
            Serviços de Telecomunicações5,131,05
            Bancos de Investimento e Serviços de Investimento8,404,78
            Conglomerados de Bens de Consumo4,250,32
            Serviços de Transporte de Passageiros4,150,57
            Serviços de Energia Elétrica e Produtores Independentes de Energia6,061,47
            Petróleo e Gás4,500,76
            Água e saneamento5,761,61
            Aeroespacial e Defesa8,210,55
            Comunicações e Redes6,740,79
            Infraestrutura de Transporte5,971,65
            Serviços de Gás Natural5,601,00

            Com a StartupHero, você recebe um relatório de Valuation da sua empresa feito sob medida, feito com a média ponderada de até 5 métodos de Valuation distintos, 2 dos quais utilizam os múltiplos acima.

            Relacionados

            Como a nova Reforma Tributária pode afetar pequenos e médios negócios
            23 de janeiro de 2025

            Como a nova Reforma Tributária pode afetar pequenos e médios negócios


            Saiba mais
            Burn Rate para startups: o que é e como calcular
            14 de novembro de 2024

            Burn Rate para startups: o que é e como calcular


            Saiba mais
            Marcação de Cota de FIP: a Importância do Laudo de Avaliação
            9 de outubro de 2024

            Marcação de Cota de FIP: a Importância do Laudo de Avaliação


            Saiba mais

            6 Comments

            1. João Marcos dos Santos Rios disse:
              20 de outubro de 2022 às 11:03

              O múltiplo de vestuário é 8,71
              E o de varejo é 10,57 no meu caso eu trabalho com revendas de roupas qual valuation eu utilizaria?

              Responder
              • Leonardo Machado disse:
                24 de outubro de 2022 às 15:14

                Fala João! Se usar uma média dos setores você vai ter um número já bem próximo do que é justo. Valeu!

                Responder
            2. Marcelo Dorileo disse:
              10 de junho de 2023 às 13:21

              Olá, como fica a variável estoque? As vezes duas empresas tem o mesmo EBITDA e o mesmo faturamento porém com estoque Diferente.

              Responder
              • Leonardo Machado disse:
                26 de junho de 2023 às 12:12

                Após a aplicação dos múltiplos, é essencial somar ou diminuir a dívida líquida da empresa para chegar ao resultado final do valuation (+ equivalentes de caixa – passivos). De qualquer forma, o estoque não é um equivalente de caixa, então uma forma de corrigir essa distorção seria trabalhar com múltiplos projetados para os próximos 12 meses, onde o excesso de estoque vai refletir em um EBITDA menor, devido a menos custos que a empresa teria ao longo do ano. De qualquer forma, nossa recomendação é analisar a empresa via Fluxo de Caixa Descontado além da análise de múltiplos, aqui no blog temos um passo a passo bem completo: https://startuphero.com.br/fluxo-de-caixa-descontado-na-pratica/

                Responder
            3. Victor disse:
              10 de abril de 2024 às 15:38

              muito legal, pf, como chegaram nesses múltiplos por setor?

              Responder
              • Emily Azevedo disse:
                12 de abril de 2024 às 15:35

                Olá, Victor. Tudo certo?

                Os dados são baseados em dados de empresas brasileiras de capital aberto, dados de empresas americanas de capital aberto e dados internos da StartupHero, de transações privadas. Todos esse valores foram ponderados, chegando a um valor médio justo para pequenas e médias empresas no Brasil.

                Responder

            Deixe um comentário Cancelar resposta

            O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


            Consultoria para Startups e PMEs

            29.699.390/0001-11 - StartupHero apoio administrativo LTDA

            Contato

            contato@startuphero.com.br

            Onde Estamos

            Rua México, 11
            Centro - Rio de Janeiro - RJ
            20031-144
            (Atendimento 100% online)

            Siga a StartupHero

            Copyright © 2025 StartupHero. Desenvolvido pela Publicidade UP
                        No results See all results