Como comprar empresas no Rio de Janeiro
Se você está em busca de diversificar seus investimentos na economia real e mora no Rio de Janeiro, comprar empresas em operação é uma ótima opção.
Nesse artigo vamos te dar o passo a passo para comprar empresas em funcionamento, da forma correta e com menos riscos.
Por que comprar uma empresa em vez de começar do zero?
Comprar uma empresa é um dos caminhos mais inteligentes de empreender no Brasil, se você quer maximizar seu risco x retorno. Olha só as vantagens:
- Você já começa com estrutura, clientes, equipe e faturamento rodando
- Diferente de franquias, você não paga taxa de franquia, royalties, nem precisa seguir um monte de regras engessadas
- Diferente da bolsa de valores, aqui você tem controle de verdade sobre o negócio – você toma as decisões, você faz a empresa crescer
- E o melhor: você pula a parte mais difícil e arriscada do negócio — o início. Geralmente, negócios demoram anos para começarem a dar lucro, até atingirem o famoso breakeven.
Em muitos casos, sai mais barato e menos arriscado comprar um negócio rodando do que montar tudo do zero e correr o risco de não dar certo.
O que avaliar em uma empresa em operação antes de comprar?
Claro, comprar uma empresa em operação tem muitos benefícios… mas também tem que tomar cuidado para não cair em uma furada.
Então anota bem os 4 principais cuidados que você precisa ter:
- Entenda o motivo da venda – da mesma forma que existe dono que está vendendo a empresa por motivos nobres, também tem dono que tá vendendo porque o negócio não vai bem, e você precisa saber disso antes. Por isso é bem importante você analisar as finanças da empresa. Receita, despesas, lucro, ativos, passivos, tendências…
- Faça uma Due Diligence – Due diligence é um termo em inglês para uma “auditoria”, uma “investigação”, com objetivo de identificar se as informações passadas pelo empreendedor são verdadeiras e não possuem armadilhas escondidas. Você vai acabar analisando o lado contábil, jurídico e até operacional, para ver se tudo que foi dito pelo empreendedor tem um fundo de verdade.
- Tome cuidado com informalidades – Por exemplo, às vezes uma empresa vende muito bem, mas não emitiu uma só nota fiscal nos últimos anos. Isso pode acabar sendo um problemão para você no futuro caso caia na malha fina da receita, então tome cuidado. Além disso, empresas informais tendem a não ter muitos processos bem definidos, o que dificulta a transição para o novo dono, que é algo que vai ter que acontecer durante uma compra da empresa.
- Nem toda boa empresa é um bom investimento – Essa frase é clássica de investidores de ações, e vale também para quem vai comprar empresas em operação. De que adianta uma empresa fantástica – sem concorrência, boa margem – se o investimento só vai se pagar em 20 anos! Geralmente pequenas e médias empresas costumam se pagar em até 4 a 5 anos após a compra. Um bom investimento vai sempre depender de seu preço, seu valuation.
Onde achar empresas à venda no Rio de Janeiro?
A opção mais inteligente e menos cansativa, que é buscar em plataformas de compra e venda de empresas, que funcionam como um “Zap Imoveis” de empresas.
Nessas plataformas você filtra por cidade e segmento, e pode ver diversos negócios à venda na sua cidade, sem precisar sair de casa.
Dentro de cada anúncio, é claro, você vai ver mais detalhes da empresa: por qual preço ela está sendo vendida, localização, faturamento, margem de lucro, número de funcionários…
A StartupHero possui uma plataforma de empresas à venda no Rio de Janeiro, e aqui abaixo você consegue ver uma prévia dos negócios que estão sendo anunciados à venda: